sexta-feira, 29 de maio de 2015

Clipping Semanal – COEPEDE – 29/05/2015

Destaque

MP-RS e CREA-RS realizam Seminário Gaúcho de Acessibilidade em junho
O Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul, por meio do Centro de Apoio Operacional da Ordem Urbanística e Questões Fundiárias e do Centro de Apoio Operacional de Direitos Humanos, em parceria com a Famurs, CREA-RS, CAU/RS e com o apoio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), promove o Seminário Gaúcho de Acessibilidade na Mobilidade Urbana, atividade educacional que visa fomentar o debate para a observância da legislação pertinente na fiscalização e no licenciamento de projetos e espaços urbanos, incentivando a efetiva melhoria das condições de acessibilidade e mobilidade urbana dos municípios gaúchos. O evento acontece no Auditório Mondercil Paulo de Moraes - Sede Institucional (Av. Aureliano de Figueiredo Pinto, 80, 3º andar, Porto Alegre).

Notícias

Mas afinal, o que é um conselho municipal?

O conselho municipal de políticas públicas é canal efetivo de participação, que permite estabelecer uma sociedade na qual a cidadania deixe de ser apenas um direito, mas uma realidade

Lei mais:

Faders realiza aula inaugural do curso de atendimento multiprofissional

Uma atividade realizada na manhã de segunda-feira, dia 25, nas dependências da Unidade Morretes da Faders Acessibilidade e Inclusão (Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul), marcou o início da 3ª edição do curso “Atendimento Multiprofissional à Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades”.

Leia mais: http://www.faders.rs.gov.br/noticias/5433

Edital do ENEM 2015 em LIBRAS

O Ministério da Educação (MEC) publicou a versão em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) do edital 2015 do Exame Nacional do Ensino Médio - Enem.
Indique o vídeo abaixo para as pessoas com deficiência auditiva severa e para as pessoas surdas sobre o exame. Ação inclusiva por uma pátria educadora.

Fórum Debate inclusão da pessoa com deficiência

Debater, propor e analisar o atual cenário da inclusão social de pessoas com deficiência. Esse foi o objetivo pautado no 129° Fórum Permanente da Política Pública Estadual para Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades. O evento aconteceu na quinta-feira, 28 de maio, na Fundação Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha. A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura, por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência (CPPD), com a Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades (FADERS).

Leia mais:

Comissão aprova acordo internacional para facilitar acesso de deficientes visuais a obras impressas
Texto do Tratado de Marrakesh foi aprovado pela Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência.
A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência aprovou o texto do Tratado de Marrakesh (PDC 57/2015), que é um acordo internacional celebrado para que pessoas com deficiência visual tenham mais acesso a obras impressas. Essa foi a primeira proposta aprovada pela comissão, que foi criada em fevereiro deste ano.
O Tratado de Marrakesh estabelece exceções aos direitos autorais para permitir a livre produção e distribuição de obras nos países contratantes. A ideia é fazer acordos para que obras impressas sejam vertidas para formatos acessíveis, como o braile, a baixo custo ou mesmo de graça. O relator na comissão, deputado Aelton Freitas, do PR mineiro, disse que o tratado atende a uma fome por conhecimento:
"O objetivo do Tratado é contribuir para o fim da chamada "fome de livros" imposta às pessoas que, em razão de deficiência, não conseguem ter acesso a publicações impressas. É preciso reafirmar também que as pessoas com deficiência, quando buscam a garantia de acessibilidade, não desejam ter privilégio ou um tratamento diferenciado. O que as pessoas com deficiência almejam, na verdade, é que a sociedade lhes proporcione condições para o exercício de seus direitos e da cidadania em igualdade de condições com as demais pessoas."
Por iniciativa do deputado Eduardo Barbosa, do PSDB mineiro, no dia 10 de junho será feita uma audiência pública na Câmara, em conjunto com a Comissão de Cultura, para debater o Tratado de Marrakesh.


Leia mais: http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/radio/materias/RADIOAGENCIA/489186-COMISSAO-APROVA-ACORDO-INTERNACIONAL-PARA-FACILITAR-ACESSO-DE-DEFICIENTES-VISUAIS-A-OBRAS-IMPRESSAS.html

Legislação
Lei Federal 10.436/2002 –  Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras e dá outras providências.


Acesse a Lei e seu Regulamento: 
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/L10436.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário