quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Fórum debate Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades

  

Ao abrir nessa quarta-feira (16) o Fórum Anual da Política Pública Estadual para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades o Secretário da Justiça e dos Direitos Humanos, Cesar Faccioli, defendeu a desconstrução da cultura que rotula as pessoas e as distingue como seres superiores ou inferiores. "O processo de inclusão passa por um novo conceito de convivência entre os seres humanos onde as pessoas tenham diferentes características mas com igualdade de direitos", disse. 
O secretário falou, também, da importância da descentralização das políticas públicas de pessoas com deficiência e altas habilidades. Ressaltou que esse processo precisa ser feito de forma compartilhada com os municípios, por meio do diálogo com as prefeituras, para a construção de alternativas. 
O presidente da FADERS, Roque Bakof, disse que o encontro serviu para a realização de um trabalho de afirmação de conceitos. A idéia é "profetizar o conceito destinado não só as pessoas com deficiência mas à sociedade como um todo, onde todos sejam protagonistas" enfatizou. Roque Bakof fez referência, ainda,  ao projeto de descentralização da FADERS que nesse ano realizou 10 fóruns regionais estando programados mais 10 para 2016. 
Também participaram da solenidade de abertura do Fórum o presidente da FAMURS, Luiz Carlos Folador, o Secretário da Educação Vieira da Cunha, o Secretário Municipal de Acessibilidade e Inclusão de Porto Alegre, Raul Cohen, o presidente do Conselho Estadual da Pessoa com deficiência, Paulo Kroef e o presidente do Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência, Rotechild Prestes, e o Coordenador da Pessoa com Deficiência da Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos, Adilso Corlassoli.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário