terça-feira, 6 de março de 2012

Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Conferência das Pessoas com Deficiência debaterá Convenção da ONU

O Rio Grande do Sul está em processo de organização da quarta edição da Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Com a redemocratização, estes espaços tem sido aperfeiçoados ao longo dos anos como legítimos de diálogo entre governos e sociedade civil na construção das políticas públicas.

No ano que o IBGE anuncia que as pessoas com deficiência representam mais de 2,4 milhões de gaúchos e gaúchas, a acessibilidade emerge como um conceito essencial no processo de transversalidade. Segundo o presidente do Conselho Estadual das Pessoas com Deficiência “nas conferências, as pessoas com deficiência devem participar e expor suas dificuldades. É o momento de cada mostrar sua cara, falar, discutir, enfim, é o exercício concreto do nada sobre nós sem nós” destacou. Oliveira disse ainda que os municípios devem atentar-se aos prazos para realização das etapas municipais ou regionais, que é no dia 30 de abril de 2012.”

O evento terá como tema central “Um olhar através da Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência, da ONU: novas perspectivas e desafios”, sendo dividido em quatro eixos temáticos – (1) educação, esporte, trabalho e reabilitação profissional; (2) acessibilidade, comunicação, transporte e moradia; (3) saúde, prevenção, reabilitação, órteses e próteses; (4) segurança, acesso à justiça, padrão de vida e proteção social adequados.

Os municípios tem agora até o dia 31 de maio, ou seja, o prazo ampliou em um mês. Maiores informações podem serem obtidas pelo e-mail cpdeficiente@sjdh.rs.gov.br e pelo telefone (51) 32886684. O COEPEDE está dando apoio com palestrante para as conferências municipais.

A etapa estadual já tem data marcada, será entre os dias 20 e 22 de julho, em Porto Alegre, como local a ser definido.

Já, de 03 a 06 de dezembro, ocorrerá a etapa nacional em Brasília, esta em sua terceira edição. Para o presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONADE), Moises Bauer, “Precisamos fazer uma ampla reflexão em todo país sobre as políticas públicas para pessoas com deficiência, de modo a enfrentar concretamente a exclusão e o preconceito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário