sábado, 16 de maio de 2015

Clipping Semanal – COEPEDE – 15/05/2015

Notícias sobre direitos da pessoa com deficiência

Destaque


Aprovada emenda que prevê regras de pensão por morte para deficientes

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou emenda à Medida Provisória 664/14 que remete a um regulamento a disciplina dos casos em que a pessoa com deficiência intelectual, mental ou grave poderá usufruir da pensão por morte mesmo se trabalhar. A iniciativa da emenda foi dos deputados Sibá Machado (PT-AC) e Mara Gabrilli (PSDB-SP).
Gabrilli agradeceu a sensibilidade do presidente da Câmara, Eduardo Cunha, em ajudar as pessoas com deficiência. “Agora nos ajudou a corrigir o texto, que ia fazer com que as pessoas com deficiência intelectual saíssem do mercado de trabalho”, afirmou. “Nós construímos uma solução, e o Plenário acatou. Deputada Mara, estejamos sempre juntas em defesa dos acordos internacionais pelas pessoas com deficiência”, disse a deputada Maria do Rosário (PT-RS), que ressaltou a atuação dos líderes do governo e do PT para conseguir o acordo.
Os deputados já aprovaram o texto-base da MP, na forma do relatório do deputado Carlos Zarattini (PT-SP). A medida muda as regras de pensão por morte, impondo carências e tempo de recebimento conforme a faixa de idade do beneficiário. Está em análise, no momento, destaque do PPS que pretende excluir do texto a mudança no cálculo do valor do auxílio-doença, que, em vez do último salário, passa a ser a média dos últimos 12 salários de contribuição.

Lei mais:

Notícias

Paradesporto terá núcleo estadual na Faders

Com a presença de entidades, instituições, associações, paradesportistas, técnicos e gestores públicos, ocorreu na tarde de terça-feira (12), uma reunião promovida pela Faders Acessibilidade e Inclusão, para dialogar sobre o cenário do paradesporto no Estado. Na ocasião, foi formado um Núcleo Estadual de Paradesporto.
O núcleo será comporto por membros representando o Estado, municípios, associações, entidades, atletas e sociedade. E também deverá estabelecer objetivos, metas e meios para o desenvolvimento ordenado, priorizando o acesso às práticas esportivas as pessoas com deficiência. 

Lei mais:

Apenas 357 mil das 45 milhões de pessoas com deficiência têm trabalho formal no Brasil

Setor de serviços e indústria de transformação são os maiores empregadores desse tipo de mão de obra. Num mercado de trabalho tão competitivo como o dos dias atuais, conseguir uma colocação não é fácil. Além do Ensino Superior, o conhecimento de outros idiomas é essencial. Para realizar o sonho de fazer o que gosta, Gabrielle Silva Carvalho, de 33 anos, que nasceu com paralisia cerebral, correu atrás de seus objetivos. Deixou a casa da família em Jandira, na Grande São Paulo, e morou no campus universitário de uma das maiores instituições de ensino do país para concluir os estudos. Hoje é formada em biblioteconomia pela USP e trabalha no Memorial da Inclusão, na Barra Funda, Zona Oeste da capital paulista. 'Mesmo com as dificuldades, é preciso viver e aproveitar a vida, não utilizando a deficiência como desculpa.'

Leia mais:

Mãe acompanha filho cadeirante até a faculdade diariamente em Cuiabá

No que se depender da artesã e conselheira estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marlene da Costa Oliveira, o filho Álvaro Menacho, de 21 anos, concluirá o curso de publicidade e propaganda com segurança, pelo menos nos ônibus que pega para ir até a faculdade diariamente. Ela faz questão de acompanhá-lo para evitar desrespeito ou má vontade dos motoristas de ônibus para com o filho, que se locomove numa cadeira de rodas em função de uma anomalia, conhecida como 'espinha bífida', que afeta a coluna.

Leia mais:

Recordistas: jovem com perna amputada encontra no remo um recomeço

Samuel, de 18 anos, sofreu um acidente há seis anos e teve que amputar a perna direita. Apesar disso das dificuldades, o jovem seguiu em frente, só que remando. Confira!

Veja o vídeo:

Inclusão: quais são as redes sociais mais populares entre deficientes visuais?

Em tempo de convergência de mídias, as redes sociais são o primeiro lugar para postar uma foto ou um vídeo do que acontece no momento. Para pessoas com deficiência visual e cegas, a interação online com esses conteúdos visuais pode ficar prejudicada. Por isso, a pedagoga Luciane Barbosa, criadora do site http://www.braillu.com sobre ações inclusivas, defende mais acessibilidade na programação de páginas web. 

Leia mais:

Paralimpíadas em pauta: Dilma tem encontro com presidente do CPB

Preparação da delegação brasileira paralímpica para o Rio 2016 e legado dos Jogos entram na discussão da reunião no Palácio do Planalto. Um dia após concluir uma visita ao Rio de Janeiro para uma reunião com o Comitê Rio 2016, a presidente Dilma Rousseff teve um encontro, nesta quarta-feira, com o presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Andrew Parsons. A reunião no Palácio do Planalto, em Braília, teve como pauta a preparação da delegação verde-amarela para as Paralimpíadas do ano que vem, bem como o legado dos Jogos para o movimento paralímpico.

Leia mais:

Legislação

Lei Estadual 13.320/2009 – Consolida a legislação relativa à pessoa com deficiência no Estado do Rio Grande do Sul.

Acesse a Lei:

Nenhum comentário:

Postar um comentário