segunda-feira, 18 de maio de 2015

ACELB completa 42 anos

Descrição da Imagem: Detalhe de participantes do evento, homens e mulheres cegos/as em pé, seguram bengalas. Adilso Corlassoli (COEPEDE) ao centro da foto.

A solenidade de comemoração dos 42 anos da Associação de Cegos Louis Braille (ACELB), neste domingo, 17, contou com a participação do presidente da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), Marcelo Soares, representando o prefeito José Fortunati. 

O COEPEDE esteve representado pelo vice-presidente Adilso Corlassoli (SJDH), que destacou a importância das ações da instituição na promoção da cidadania das pessoas cegas, especialmente as idosas, que tem dupla vulnerabilidade.

Na oportunidade, foi inaugurado o elevador da Casa Lar do Cego Idoso, visando garantir maior acessibilidade para os moradores. O evento contou também com a participação do presidente do Conselho Municipal do Idoso, Dilciomar Rodrigues. A entidade, que mantém convênio com Fasc no atendimento de idosos com deficiência, destaca-se por ser a única instituição de longa permanência com foco no cego idoso, com serviços para atender aspessoas acolhidas, como oficinas de motivação e defesa dos direitos. 

Criada em 1973 por um grupo de cegos que almejava a prática desportiva para esse segmento, a ACELB foi pioneira no Brasil nessa modalidade, consagrando-se com vários títulos de campeão de futebol de salão e atletismo municipal, estadual e nacional. No ano de 2000, a entidade inaugurou a Casa lar do Cego Idoso, visando atender pessoas de ambos os sexos, com deficiência visual, acima de 60 anos e em situação de vulnerabilidade social. Atualmente, a Casa Lar do Cego Idoso atende em regime de longa permanência (24 horas por dia) 48 pessoas, sendo a maioria com deficiência visual, física e múltipla e com diversos graus de dependência. O corpo técnico é formado por: médico, enfermeira, técnicas em enfermagem, fisioterapeuta, nutricionista e assistente social, além da área administrativa e serviços gerais. São servidas seis refeições diárias e oferecidas atividades de grupo de convivência e de lazer. O presidente da Fasc Marcelo Soares parabenizou a entidade pela dedicação respeito e dignidade no atendimento das pessoas acolhidas. 

Fonte: FASC

Nenhum comentário:

Postar um comentário