sexta-feira, 22 de maio de 2015

VAGA ESPECIAL. EU RESPEITO!


Descrição da Imagem: Detalhe do público no evento. Todos sentados em cadeiras  enfileiradas, sob um grande toldo. São dezenas de pessoas.

Conscientizar sobre o uso correto do estacionamento público para pessoas com deficiência e idosos. Foi com este objetivo que foi lançado, na manhã da quinta-feira (21/05), o projeto Vaga Especial - Eu Respeito!. A realização é da Coordenadoria de Acessibilidade e Inclusão Social da Pessoa com Deficiência (CAISPEDE), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Habitação e Assistência Social (SEMHAS) em parceria com a Secretaria Municipal de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana (SEGIMU), com o apoio de entidades e associações.

Conforme a Secretária de Habitação, Rosali Fornazier, o projeto nasceu a partir da atribuição do poder público em proporcionar acessibilidade para pessoas com deficiência e idosos. "É uma política do governo municipal transformar Bento Gonçalves em uma cidade em que as pessoas com deficiência e os idosos sejam respeitados nos seus direitos e necessidades", destaca. 

O público-alvo inicial do projeto são os alunos as escolas municipais, estaduais e particulares do Ensino Fundamental e Médio, que aderiram espontaneamente à ideia dos organizadores. Serão realizadas palestras e atividades educativas para os alunos, buscando conscientizar e informar a comunidade escolar sobre a legislação que ampara o uso das vagas especiais.Nesta primeira fase do projeto, foram impressos 23 mil folders como também unidades em Braile. Na segunda fase, serão envolvidos outros segmentos da comunidade, além de ações específicas. 

Para o Prefeito Guilherme Pasin, a campanha é um passo importante para conscientização da população. "É de fundamental importância que se realizem campanhas de conscientização como a lançada nesta manhã. Como diz o material de divulgação não é privilégio, é necessidade. Respeite. Cabe a cada um de nós fiscalizar, denunciar e divulgar", salienta. 

A atividade contou com a apresentação dos alunos da EMEF Princesa Isabel, do grupo de Idosos Vivendo Melhor, do bairro São Francisco, e do músico Mario Bianchi. Estiveram presentes os vereadores Gilmar Pessutto, e Carlos Pozza. Além do representante da coordenadoria de Políticas Públicas para a pessoa com Deficiência da Secretaria Estadual de Justiça, Adilson Luis Corlassoli. 

Descrição da Imagem: Adilso Corlassoli faz sua fala. Está em pé, foto da cintura para cima, de lado, tendo a sua frente um púlpito. 

Fiscalização 

De acordo com o secretário, Mauro Moro, Bento Gonçalves conta hoje com 894 vagas de estacionamento, sendo 665 na Zona Azul. Deste total, há 40 vagas para idosos e 20 para pessoas com deficiência, que representam mais que o mínimo exigido pela legislação. A estatística também demonstra que são 3.125 idosos e 272 pessoas com deficiência cadastradas. Outro indicador revelam o resultado das ações educativas da atual administração. As multas por utilização irregular destas vagas também reduziram nos últimos dois anos. 

Multa Vaga

Idoso

2013 - 138
2014 - 43

Janeiro-abril 2015 - 31

Multa Vaga

Pessoa com Deficiência

2013 - 73
2014 - 33

Janeiro-abril 2015 - 04

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

Foto: Emanuele Nicola

Nenhum comentário:

Postar um comentário