quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Conselhos iniciam atividades




  Descrição da Imagem: membros do COMPEDE em reunião
Os conselhos municipais dos direitos da pessoa com deficiência são espaços importantes de atuação local em defesa da cidadania.

O nosso estado, conforme o cadastro do COEPEDE possui em torno de sessenta conselhos municipais e um dos desafios é ampliar este número para que tenhamos mais pessoas com deficiência exercendo o protagonismo.

Viamão: O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Viamão (COMPEDE) começou suas atividades com plenária ordinária no dia 11/01 (sexta-feira), tendo participação de diversas entidades. Uma das pautas foi à proposta de criação da Coordenadoria Municipal da Pessoa com Deficiência. Para a presidenta Magda Rodrigues, “queremos continuar a luta por direitos e fortalecimento do Conselho na sociedade.”

Canoas: a primeira reunião do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Canoas (COMDIP), onde foram recebidos novos conselheiros da sociedade civil e do poder público ocorreu no dia 14/01 (segunda-feira). Uma das pautas foi a apresentação da recém empossada coordenadora da política da pessoa com deficiência, Manoela Fortes. Conforme o presidente do COMDIP, Jair Silveira, “acreditamos que no ano de 2013 continuaremos tendo avanços e conquistas dentro da sociedade para exercermos nossa cidadania com mais qualidade.”
  Descrição da Imagem: membros do COMDIP posam para foto

No dia 16/01, os vereadores Daniel Almeida, de Butiá e Vaguinho, de Minas do Leão estiveram no COEPEDE  e colocaram-se a disposição para estar elaborando políticas para pessoas com deficiência na região carbonífera.

Para Jorge Amaro, “precisamos do apoio do legislativo para que as políticas sejam discutidas e implementadas. Há necessidade de criação de conselhos, revisão de leis e muitas discussões que nossas câmaras de vereadores podem ser protagonistas”.

Cada vereador levou um kit de materiais, contendo: Convenção da ONU, Carta Cidade Acessível, deliberações da Conferência Estadual e diversos materiais sobre políticas públicas.

  Descrição da Imagem: vereadores na sede do Coepede

Nenhum comentário:

Postar um comentário