quarta-feira, 25 de abril de 2012

Conferência Municipal dos Diretos das Pessoas com Deficiência


Foto 01 - representantes do COEPEDE, COMPÈDE e SMCAS.

A Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (SMCAS) de Viamão promoveu nesta segunda-feira (23), a I Conferência Municipal dos Diretos das Pessoas com Deficiência. O evento visou discutir políticas públicas municipais das pessoas com deficiência, com a participação direta da Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para as Pessoas Portadoras de Deficiência e de Altas Habilidades no Rio Grande do Sul (Faders) e do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Coepede).

Para o secretário de Cidadania e Assistência Social, Carlos Pires, eventos desse porte engrandecem cada vez mais a cultura dos moradores de Viamão, passando informações de profissionais bem qualificados como é o caso do vice-presidente do Coepede e chefe de gabinete da Faders, Jorge Amaro, e para a vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Compede), Magda Rodrigues. Em acréscimo, o prefeito Alex Boscaini apenas ressaltou a importância da conferência e parabenizou a iniciativa da SMCAS pelo ato prestado aos deficientes físicos.

A palestra foi ministrada por Magda Rodrigues. Logo depois, Jorge Amaro prosseguiu com as considerações. O objetivo da conferência, segundo Amaro, foi ler e aprovar o regimento interno, que tem como finalidade analisar os avanços e obstáculos da Política Pública Municipal para inclusão da pessoa com deficiência. Vários assuntos estiveram em pauta: educação, esporte, trabalho e reabilitação profissional, além da acessibilidade, comunicação, transporte e moradia; saúde prevenção, reabilitação, órteses e próteses; e por fim, segurança, acesso à justiça, padrão de vida e proteção social adequada.
Foto 02 - Jorge Amaro, Carlos Pires e Alex Boscaini.

O evento ainda contou com a exposição de painéis explanadores da Faders, os quais desenvolviam mais os objetivos. Na parte da tarde, foram formados grupos temáticos para aprovação do texto e a votação dos delegados para a etapa estadual, que acontecerá de 20 a 22 de julho, e a etapa nacional, de 3 a 6 de dezembro.

 Texto e fotos: Tamires Fonseca

Um comentário:

  1. Quero deixar aqui o meu comentário, o COMPEDE, Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de viamão, contou com o apoio da secretaria de assistência Social e Direitos Humanos, tendo como representante o sr. Mario Becker que foi brilhante na sua participação.Também contamos com o palestrante sr. Jorge Amaro, representando a FADERS. Temas que foram de grande importância para a realização dos grupos temáticos, onde sairam propostas para a conferencia Estadual em julho. Agradecendo ainda a importância do público presente, contamos com mais de 200 pessoas, a APAE de viamão estava presente durante toda a conferência, a presença das mães com seus filhos, pessoas com deficiência, escolas, alunos, professores. Também contamnos com a colaboração e participação da secretaria de educação. E, esclarecendo, a conferência é para todas as deficiências não só fisica como foi citada na reportagem. Magda Rodrigues. Presidente em exercicio.

    ResponderExcluir