quarta-feira, 25 de abril de 2012

Conferência municipal debate direitos da pessoa com deficiência


Foto 01 - representantes da plenária nas discussões.

“É um evento histórico para o nosso município”. Foi assim que a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Sapiranga (COMDIPEDE), Dione Helena da Silva Pereira, abriu a I Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, ocorrida na tarde desta sexta-feira, dia 20, no Centro Evangélico. 
Foto 02 - mesa de abertura, com autoridades.

Com o objetivo de discutir políticas públicas relacionadas à inclusão da pessoa com deficiência, a plenária teve o tema “Um olhar através da Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência, da ONU: novas perspectivas e desafios”. Presente na abertura do encontro, o prefeito de Sapiranga, Nelson Spolaor, destacou o esforço do governo municipal em garantir os direitos de todos os cidadãos. “É com enorme satisfação que estamos estimulando políticas públicas que garanta os direitos de todos. Nosso intuito é sempre formular ações e programas que melhorem na qualidade de vida da nossa população”, frisou o prefeito. Em sua fala, a presidente do COMDIPEDE ainda citou a trajetória do órgão nos últimos anos. “Em 2009 ocorreu um fórum, para definir detalhes da criação do conselho. Um ano mais tarde, empossamos os membros do COMDIPEDE. Agradecemos ao Spolaor pela força que vem nos dando nestes anos”, enalteceu Dione. 

Dividida em dois eixos temáticos, a conferência estabeleceu debates sobre a reabilitação profissional, educação, esporte, acessibilidade, transporte e moradia de pessoas com deficiência no município. No encontro ainda foram definidos os delegados que devem representar Sapiranga nos próximos meses na etapa estadual.

 A I Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência foi organizada pelo COMDIPEDE, em parceria com a Secretaria Municipal da Assistência Social. e apoio da FADERS e do COEPEDE.

O chefe de gabinete da FADERS e vice-presidente do COEPEDE, Jorge Amaro, destacou o papel da conferência, que para ele, "é o momento do exercício da democracia e participação social no aperfeiçoamento das políticas públicas."
Foto 03 - Jorge Amaro do COEPEDE palestrando.

Uma turma da APADA ainda apresentou a dança da música “As Caixas”, da sapiranguense Nana Bernardes. Também estiveram presentes no encontro secretários municipais, vereadores, representantes de entidades, servidores municipais e comunidade em geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário