quarta-feira, 18 de abril de 2012

Coepede na Reatech

Foto 01: Roberto Oliveira, Antonio Jose e Jorge Amaro, no estande do Plano Viver sem Limite.
Ocorreu entre os dias 12 e 15 de abril a XI Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade (REATECH), no Centro de Exposições Imigrantes em São Paulo. A solenidade contou com apresentação do coral infanto-juvenil  Nova Visão, que interpretou o Hino Nacional.
O evento, promovido e organizado pelo Grupo Cipa Fiera Milano, ofereceu planta em braile e piso com guia. São 300 expositores apresentando as novas tecnologias acessíveis, produtos e serviços para pessoas com deficiência, em uma área de 32 mil m2.
A abertura contou com a presença da Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Rizzo Battistella; Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Antonino Grasso;  Deputada Federal por Alagoas, Rosinha da Adefal;Deputado Federal Arnaldo Faria de Sá; Presidenteda fundação Selma, Selma Gonçalves; deputada estadual Célia Leão; presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro, Andrew Parsons; deputado federal Walter Tosta; deputada federal Mara Gabrilli, presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Sandra dos Santos Reis; deputado federal Otavio Leite; secretária dos direitos das pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida de São Caetano do Sul, Lilian Cristina Fernandes; presidente da Avape (Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência) Marcos Antônio Gonçalves, dentre outros que abrilhantaram a inauguração.
O Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência do RS (COEPEDE) esteve representado por seu presidente, Roberto Oliveira e seu vice, Jorge Amaro. Participaram ainda da feira, diretoras  e servidoras da FADERS.
"Estivemos participando com a finalidade de estar atualizados com as novas tecnologias e discussões na área. Para eles, “é inquestionável o avanço da tecnologia a serviço da inclusão, mas ainda há um grande abismo no que se refere ao acesso por aqueles que mais precisam, sendo este um dos grandes desafios modernos.”

Discussão do Estatuto da Pessoa com Deficiência
Um dos debates mais acalorados ocorridos foi referente ao projeto de lei do Estatuto da Pessoa com Deficiência. “Há vários setores contrários ao projeto, mas fizemos uma defesa do mesmo, desde que atualizado e em acordo com a Convenção da ONU. As pessoas com deficiência precisam de um instrumento que organize a legislação e principalmente, que supere as lacunas existentes e preveja sanções, hoje inexistentes”.

Passe Livre
Um projeto visitado em São Paulo por uma comitiva do estado foi sobre o passe livre estadual, cujo sistema permite agilidade na entrega e garante maior qualidade de vida as pessoas com deficiência. “Queremos algo semelhante no RS e vamos pensar em mecanismos para que isso se consolide.”
Foto 02: equipe do RS conhecendo o sistema de passe livre de SP

Articulação Política
Jorge Amaro e Roberto Oliveira reuniram-se com o secretário Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência Antonio Jose Ferreira, com o secretario adjunto de São Paulo, Marco Antonio Pellegrini, com a deputada Federal Rosinha da Adefal e ainda com o presidente do CONADE, Moises Bauer.
 Foto 03: debate entre conselhos, com participação de Moises Bauer (CONADE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário