quarta-feira, 8 de abril de 2015

Dia Nacional do Sistema Braille

Descrição da Imagem: em fundo branco, alfabeto braile, em preto.

Linha do tempo sobre o Sistema Braille em comemoração ao Dia Nacional  do Sistema Braille

1809 – Nasce em 4 de janeiro, em Coupvray, França, Louis Braille.
1812 – Aos 3 anos, Louis Braille  sofre um acidente e fica cego.
1819 – Vai estudar na Escola Real de Jovens Cegos de Paris.
1824 – Inventa o sistema de leitura e escrita baseado no tato: o Braille.
1850 – José Alvares de Azevedo, jovem brasileiro que  estudou  na escola parisiense traz o sistema Braille para o Brasil.
1852 – Louis Braille morre de tuberculose na França, com apenas 43 anos.
1854 – Inauguração do Imperial Instituto dos Meninos Cegos, depois Instituto Benjamin Constant (1891).
1857 – Livros em braile são impressos pela primeira vez no Brasil.
1961 -  Cegos ganham direito à escola com a Lei de Diretrizes e Bases.
1999 – É criada uma Comissão Brasileira  do Braille  para normatizar o uso do Braille, pelo Ministério da  Educação, por meio da portaria  nº 319 de  26  de  fevereiro de 1999.
2010 – Instituído O Dia Nacional  do  Sistema  Braille, por meio da Lei nº 12.226 de 21 de junho de 2010, propositura esta feita pelo  segmento das pessoas com deficiência visual do Brasil, representadas pela Organização Nacional de Cegos do Brasil –ONCB.


O Dia Nacional do Sistema Braille, é  celebrado, anualmente, em 8 de abril, data de nascimento, em 1834, de José Álvares de Azevedo, responsável pela introdução do sistema no Brasil.

 O objetivo da iniciativa é fortalecer o debate social acerca dos direitos da pessoa cega e promover sua inserção na sociedade; difundir orientações sobre a prevenção da cegueira e acessibilidade material à informação e à comunicação, pela aplicação de novas tecnologias; incentivar a produção de textos em Braille; e promover a capacitação de profissionais para atuarem na educação, habilitação e reabilitação da pessoa cega, bem como na editoração de textos.

Caracteriza-se , também, por um momento de reflexão e discussão onde a educação, a empregabilidade e a inclusão social das pessoas cegas e com baixa visão para  avaliação as  ações governamentais  em torno  do tema para que  novos rumos possam  ser  apontados a fim de que a sociedade  e os Governos criem seus mecanismos para favorecer o desenvolvimento intelectual, profissional e social dos deficientes visuais no Brasil. 

"Nas pontas dos dedos, para construção de uma história de independência e de cidadania".

Fonte: ONCB

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