Descrição da Imagem: em fundo branco, alfabeto braile, em preto.
Linha do tempo sobre o Sistema
Braille em comemoração ao Dia Nacional do Sistema Braille
1809 – Nasce em 4 de janeiro, em
Coupvray, França, Louis Braille.
1812 – Aos 3 anos, Louis
Braille sofre um acidente e fica cego.
1819 – Vai estudar na Escola Real
de Jovens Cegos de Paris.
1824 – Inventa o sistema de
leitura e escrita baseado no tato: o Braille.
1850 – José Alvares de Azevedo,
jovem brasileiro que estudou na escola parisiense traz o
sistema Braille para o Brasil.
1852 – Louis Braille morre de
tuberculose na França, com apenas 43 anos.
1854 – Inauguração do Imperial
Instituto dos Meninos Cegos, depois Instituto Benjamin Constant (1891).
1857 – Livros em braile são
impressos pela primeira vez no Brasil.
1961 - Cegos ganham
direito à escola com a Lei de Diretrizes e Bases.
1999 – É criada uma Comissão
Brasileira do Braille para normatizar o uso do Braille,
pelo Ministério da Educação, por meio da portaria nº 319
de 26 de fevereiro de 1999.
2010 – Instituído O Dia
Nacional do Sistema Braille, por meio da Lei
nº 12.226 de 21 de junho de 2010, propositura esta feita
pelo segmento das pessoas com deficiência visual do Brasil,
representadas pela Organização Nacional de Cegos do Brasil –ONCB.
O Dia Nacional do Sistema
Braille, é celebrado, anualmente, em 8 de abril, data de nascimento,
em 1834, de José Álvares de Azevedo, responsável pela introdução do sistema no
Brasil.
O objetivo da iniciativa é
fortalecer o debate social acerca dos direitos da pessoa cega e promover sua
inserção na sociedade; difundir orientações sobre a prevenção da cegueira e
acessibilidade material à informação e à comunicação, pela aplicação de novas
tecnologias; incentivar a produção de textos em Braille; e promover a
capacitação de profissionais para atuarem na educação, habilitação e
reabilitação da pessoa cega, bem como na editoração de textos.
Caracteriza-se , também, por um
momento de reflexão e discussão onde a educação, a empregabilidade e a inclusão
social das pessoas cegas e com baixa visão para avaliação
as ações governamentais em torno do tema para
que novos rumos possam ser apontados a fim de
que a sociedade e os Governos criem seus mecanismos para favorecer o
desenvolvimento intelectual, profissional e social dos deficientes visuais no
Brasil.
"Nas pontas dos dedos, para
construção de uma história de independência e de cidadania".
Fonte: ONCB
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