quarta-feira, 28 de agosto de 2013

COEPEDE na XIX Semana Estadual da Pessoa com Deficiência e XVI Semana Municipal – Comunicação e Informação: eliminando barreiras, ampliando horizontes


O COEPEDE este representado pelo Conselheiro Presidente Moisés Bauer e Conselheiro Vice-Presidente Roger Lineira Prestes, no evento de abertura da XIX Semana Estadual da Pessoa com Deficiência e XVI Semana Municipal, dia 21/08/2013.

Moisés Bauer em sua fala ao público, afirmou que estávamos participando de uma cerimônia de muito prestígio por contar com a presença de autoridades, de pessoas com deficiência, familiares e profissionais comprometidos com a causa. Destacou também a importancia de ‘lutar pela visibilidade das pessoas com deficiência, pois algumas ainda estão impedidas de participar, principalmente pelas barreiras impostas pela sociedade’.


Trazendo o tema do evento: Acesso aos meios de comunicação e acessibilidade, retomou a necessidade de termos clara a importância da Convenção de Direitos da Pessoa com Deficiência, como marco legal a ser seguido. Afirmou que a falta de visão não é a maior dificuldade que enfrenta, mas sim as barreiras impostas pela falta de acessibilidade e que temos como compromisso e desafio de sociedade, trabalhar para a eliminação dessas barreiras.

O Presidente Moisés Bauer convidou a todos para participar no dia 12/09/13 do Debate Propositivo de Melhoria da Legislação Federal – Estatuto da Pessoa com Deficiência – Projeto de Lei proposto pelo Sen. Paulo Paim e como relatora a Dep. Mara Gabrilli. O debate será às 14h no auditório Marcelo Dario Muñoz Küfner, à Rua Aureliano de Figueiredo Pinto, nº 80, 3º andar.

Finalizando sua fala, Moisés diz que ‘é hora de ir além de reclamar, devemos propor!’




No evento estive presente o Secretário da Justiça e dos Direitos Humanos, Fabiano Pereira que assinou juntamente com o procurador-geral de Justiça do Estado, José Eduardo de Lima Veiga e o secretário de Acessibilidade e Inclusão Social de Porto Alegre, Raul Cohen, o protocolo da Campanha “Vaga Especial para Estacionar. Eu Respeito’. O documento trata da necessidade do respeito que todos devem ter com todas as pessoas, mas principalmente das pessoas com deficiência.

O Secretário Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência Antonio José Ferreira participou do evento com palestra, como também o prof Romeu Sassaki.


A Semana Estadual e Municipal se estende até o dia 28 de agosto com várias atividades propostas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário