sábado, 10 de agosto de 2013

Governo do Estado compra equipamento que permite comunicação de surdos


A alegria estampada no rosto do vice-presidente do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência (Coepede), Roger Prestes, na frente de um Vpad, uma espécie de um pequeno computador, no final da manhã desta quinta-feira (08), parecia uma cena rotineira diante da tecnologia cada vez mais avançada. Porém, tratava-se de um surdo que estabelecia uma comunicação com um cego, no caso, o presidente estadual do Coepede, Moisés Bauer, que estava ao telefone.
O diálogo só foi possível graças ao aparelho Viável (Vpad), comprado pela Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos (SJDH), para auxiliar no trabalho do Coepede. O equipamento oferece o serviço de intérprete de Libras facilitando o diálogo entre os surdos e o ouvinte. Empolgado com o equipamento, Prestes conversando a língua de sinais a Bauer que o Vpad estava traduzindo o que ele falava. "Isso ajudará tornar nosso trabalho muito mais forte", respondia Bauer, ao telefone. O aparelho auxiliará os surdos do Estado a buscarem informações no Coepede, bem como facilitará a atividade dos próprios integrantes do conselho.  
A estréia do equipamento foi acompanhada pela diretora do Departamento de Direitos Humanos, Tâmara Biolo Soares, e pelo assessor de Políticas para Pessoa com Deficiência da SJDH, Adilso Corlassoli, que se empenhou para a compra do aparelho. "É um avanço na garantia dos direitos em relação aos surdos com a possibilidade de estabelecer a comunicação entre surdos e ouvintes, principalmente quando não tem intérprete”, afirmou Corlassoli. Já Tâmara destacou que "é nosso dever, enquanto Estado, garantir acessibilidade como estabelecer essa comunicação efetiva para a comunidade surda". A SJDH comprou dois equipamentos, sendo que um ficará no Coepede e, o outro, na própria Secretaria.


Nenhum comentário:

Postar um comentário