quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Instalada a Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas com Deficiência

Foto 01: Na imagem representantes da Frente Parlamentar acompanhados por pessoas com deficiência, familiares e representantes do poder público.

Foi instalada na tarde desta terça-feira (27), no salão Júlio de Castilhos da Assembleia, a Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas com Deficiência, proposta e coordenada pelo deputado Ernani Polo (PP). Participaram da cerimônia representantes dos poderes de Estado e entidades ligadas ao tema.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alexandre Postal (PMDB), saudou e agradeceu a presença de autoridades, parlamentares, representantes de entidades ligadas ao tema e portadores de deficiência. Ele lembrou que o Parlamento gaúcho passou a prestar atenção à questão da acessibilidade a partir da eleição do deputado Paulo Brum, que é portador de deficiência e se locomove em cadeira de rodas.
Foto 02: Ao fundo da imagem, com a palavra, Presidente da Assembléia Legislativa, Alexandre Postal (PMDB), sendo observado pelas crianças e pessoas com deficiência acompanhados por seus familiares.

Postal reafirmou que, com a instalação da Frente Parlamentar, as pessoas e as entidades que defendem os direitos das pessoas portadoras de deficiências passam a ter um fórum para apresentar as suas demandas e reunir forças para lutas maiores. "No mínimo, igualdade. Sem sombra de dúvidas, é isso que nós queremos", sublinhou Postal ao concordar com Alex Garcia, que solicitou isenção de tributos para aquisição de veículos por portadores de todos os típos de deficiência.
O deputado Ernani agradeceu a presença das representações de poderes e das entidades ligadas ao tema dos portadores de deficiência e lembrou que em anos anteriores a Assembleia Legislativa RS buscou tratar das questões que envolvem os portadores de deficiências. Ele também agradeceu todo o trabalho que tem sido desenvolvido pelas 205 Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) do Rio Grande do Sul.
"Buscamos, com a implantação da Frente, com o apoio maciço dos parlamentares da Assembleia Legislativa, aumentar as ações para mobilizar tanto a sociedade, apoiando as entidades que defendem esta causa, como os órgãos públicos, para uma realidade cada vez mais latente, que é a necessidade de defender os interesses das pessoas com deficiência, para que tenham melhores condições de vida. É um tema que envolve milhares de pessoas, que toca fundo às famílias e que merece todo o respeito e atenção", avaliou o parlamentar.
O presidente da Federação Estadual das Apaes do Rio Grande do Sul (Feapaes), Luiz Alberto Maioli, pediu permissão às autoridades presentes para destacar que as autoridades neste dia são as pessoas portadoras de deficiências que participaram da instalação da Frente Parlamentar. "Todos nós sofremos das desigualdades, pela falta de respeito aos direitos, pela falta de vontade de algumas pessoas que simplesmente fazem muito discursos, mas na realidade não aplicam que está na Constituição e na legislação para a defesa das pessoas que andam por esta cidade e por este país", alertou.
Participaram da cerimônia os deputados Miki Breier (PSB), Aldacir Oliboni (PT), Adilson Troca (PSDB), Carlos Gomes (PRB), Silvana Covatti (PP), o subprocurador geral de Justiça Daniel Sperb Rubin, o defensor público João Otávio Cardona Paz, a secretária  municipal de acessibilidade e inclusão social de Porto Alegre, Araci Maria da Silva Ledo, e a diretora da Faders, Marli Conzatti, entre outras.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.

Luiz Osellame - MTB 9500 | Agência de Notícias - 15:59-27/11/2012 - Edição: Marinella Peruzzo - MTB 8764 - Foto: Vinicius Reis


Nenhum comentário:

Postar um comentário