terça-feira, 6 de novembro de 2012

Plenária do Coepede

Foto 01: participantes da plenária

A sessão plenária do Coepede do mês de outubro foi movimentada. Além da participação dos conselheiros, estiveram presentes membros dos conselhos municipais de Canoas, Caxias do Sul e Porto Alegre. Foram debatidos diversos temas referente a políticas públicas para pessoas com deficiência no Estado. 

Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência
A delegação gaúcha está organizada para participar do processo defendendo suas propostas. O Coepede organizou encontro de formação e definiu que estará levando quatro grandes moções para Brasília. Os delegados e delegadas gaúchos partirão no dia 02 e voltarão dia 07 de dezembro. 

Eleição do Conade
Durante a Conferência Nacional serão renovadas as representações de Conselhos Municipais e Estaduais no Conade. O Coepede aprovou sua participação no processo. Os conselhos municipais que quiserem estar no processo devem aprovar esta decisão em plenária, apresentar ata das três últimas reuniões ordinárias e apresentar a lei de criação do conselho, além da ata de eleição da atual diretoria. 

Concursos Públicos e cotas para pessoas com deficiência
Tendo em vista uma série de equívocos em alguns concursos públicos vigentes, o Coepede irá fazer discussão sobre o Decreto Estadual 46.656/2009 que trata sobe o tema.

GT de Acessibilidade
O Coepede junto com outras entidades criou este espaço para discutir a acessibilidade em eventos e atividades públicas, cujas reuniões estão ocorrendo nas quintas-feiras as 13h30.

Atividades na Feira do Livro
Este ano a Feira apresentou uma série de atividades voltadas e protagonizadas por pessoas com deficiência, desde livros, materiais em braile e atividades com LIBRAS e audiodescrição.

Foto 02: Presidente do Comdepa manifestando-se

Políticas para cegos
O movimento dos cegos está em tratativas com a Faders para discutir políticas para o segmento.

Conselho de Horizontina
Está em andamento a criação do Conselho, articulada pelo representante da Feneis, Roger Prestes.

Transporte Intermunicipal e Comitê Gestor
O Conselho Municipal de Caxias trouxe estas demandas e o Coepede estará auxiliando no debate sobre estas duas temáticas.

Mostra de Direitos Humanos e Viva o Centro a Pé
Foram divulgados dois projetos culturais que envolvem acessibilidade. A 7ª Mostra de Cinema de Direitos Humanos ocorrerá de 23 a 29 de dezembro, com informações no site http://www.cinedireitoshumanos.org.br/2012/porto_alegre.php. Já o Projeto Viva o centro a Pé da Secretaria Municipal de Cultura terá uma primeira versão com Libras e Audiodescrição no dia 24 de novembro.Conheça o projeto: http://lproweb.procempa.com.br/pmpa/prefpoa/vivaocentro/default.php?reg=2&p_secao=120 


Nenhum comentário:

Postar um comentário