quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

PLENÁRIA DO COEPEDE DE DEZEMBRO


A III Conferência Nacional Dos Direitos da Pessoa com Deficiência é reconhecida como um ótimo evento e uma excelente participação gaúcha

Nesta Terça-feira, 11/12, ocorreu mais uma Reunião Plenária do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Coepede). As principais pautas debatidas foram: avaliação da III Conferência Nacional, Comitê Gestor, Grupo de Trabalho de Acessibilidade, Eleições, Frente Parlamentar de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Curso de Gestores e Fórum Nacional de Educação.

Paulo Kroeff, conselheiro da FAURGS, começa a reunião falando sobre o Comitê Gestor de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência. Paulo afirma: “acho significativo à presença, por exemplo, da Secretaria de Turismo quando se preocupam com as pessoas com deficiência em relação aos eventos e principalmente na Copa de 2014”.

Maximilianus Pinet, diretor da Secretaria de Turismo, relata para todos os presentes na reunião suas propostas e planos para os eventos, focando principalmente da Copa do Mundo. “Um dos eixos é a infra-estrutura dos lugares nos quais as pessoas com deficiência freqüentam, ou deixam de freqüentar diariamente. Como por exemplo, os lugares de lazer: teatros, cinemas, lojas, entre outros. Aqui na capital ainda conseguimos ver que os empreendimentos já têm outra visão de acessibilidade, porém queremos ampliar isto para outras cidades”, revela Pinet.

Após sua fala, é aberto espaço para dúvidas e um breve debate sobre as pautas ditas. Roger Prestes, representante da Feneis, pergunta, através da intérprete Cristina Laguna, sobre a questão de que tipo de acessibilidade. “Qual acessibilidade? Pois todos pensam nas pessoas com deficiência física, porém poucos pensam nos surdos.” O diretor diz que pensa em alguma forma ampla, para que todos assim possam usufruir dos espaços atrativos. “Pensa-se em conseguir mais profissionais da área de interpretação de libras, assim como profissionais bem preparados para lidar com todo tipo de deficiente.” Kroeff comenta sobre a falta de estrutura nas praias gaúchas propondo a secretaria de turismo que fizessem alguma coisa em relação a isso.

Outro assunto debatido na reunião foi à questão da acessibilidade no transporte público. O Presidente do COEPEDE, Roberto Oliveira, fala sobre a lei nº 10.845 que foi aprovada em 2004, obrigando que 20% dos transportes públicos fossem acessíveis para os deficientes. Sélia Santos, participante da reunião, diz que mesmo 20% dos ônibus sendo acessíveis, ainda permanece ruim, pois eles têm horários específicos. “Eu quero poder pegar o ônibus o horário que eu quiser, para onde eu quiser e quando eu quiser. Ter horário não me adianta, pois continuo dependendo do transporte”, confessa Sélia.

Por fim, Roberto agradece a presença de todos na reunião e, principalmente, na III Conferência Nacional da Pessoa com Deficiência, que ocorreu em Brasília na semana passada. Parabeniza a todos, pois toda a delegação se comportou muito bem durante o evento. Todos estavam presentes em todos os momentos e que ficou muito feliz com a participação de todos.

Vice- presidente, Jorge Amaro, confessa que ocorreu tudo em perfeitas condições durante a conferência. Tanto no hotel, quanto no evento, e em relação ao público e acompanhantes também. “A única coisa que deixou a desejar foi os banheiros do hotel, pois não tinham total acessibilidade. Fora isso fico grato”, diz Amaro. A companhia aérea TAM, também foi parabenizada pelo seu trabalho bem feito, que o tempo todo tinha alguém para oferecer ajuda.
Com isso, todos os presentes na reunião que estiveram presentes da III Conferência, agradecem e parabenizam por todo o trabalho realizado.


Foto 01: Presidente, Vice- presidente e o Conselheiro da FAURGS, Roberto Oliveira, Jorge Amaro e Paulo Kroeff, respectivamente, na Plenária, onde este entrega oficialmente ao conselho o livro que lançou recentemente, intitulado "Possibilidades e Desafios da Pessoa com Deficiência"

Nenhum comentário:

Postar um comentário