sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência



A data símbolo da luta das pessoas com deficiência por acesso a direitos é comemorada neste 21 de setembro! É oportuno neste momento, lembrar que estamos vivenciando o crescimento da participação das pessoas com deficiência na sociedade e ao mesmo tempo, as barreiras ficam mais visíveis e nos alertando que nosso país ainda não dá condições dignas a todas as pessoas em igualdade de oportunidades!

No Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, temos buscado contribuir para o fortalecimento das políticas públicas e principalmente, para que as pessoas com deficiência sejam protagonistas de sua história!

Nada sobre Nós sem Nós! Mas também que mesmo sem que estejamos presentes, as pessoas sensibilizem-se por nossas lutas! Não são desejos individuais, desta ou daquela tipologia! São direitos humanos que precisam serem respeitados em sua plenitude!

Não podemos tolerar em plena era do conhecimento que pessoas sejam colocadas completamente a margem da sociedade por suas condições individuais, que são únicas e fazem parte da diversidade humana! Somos diferentes justamente por que a natureza é rica, complexa e dinâmica.

Que nesta data, cada um de nós reflita e lembre-se das palavras de Montesquieu que“a injustiça que se faz a um, é uma ameaça que se faz a todos”. Desta forma, a luta pelos direitos das pessoas com deficiência, é a luta de toda a sociedade, para se tornar melhor, mais humanizada, e acima de tudo, justa consigo mesma!

Roberto Luiz Veiga Oliveira
Presidente - COEPEDE

Nenhum comentário:

Postar um comentário