quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Curso de Gestores aborda controle social


Foto: Maria Aparecida Costa (Palmares do Sul), Angela Guedes (São Leopoldo), Roberto Oliveira (Coepede), Ronaldo Ribeiro (Canoas) e Cassandra Ramos (Caxias do Sul).

A Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul (Faders), está promovendo o Curso "Políticas Públicas e Acessibilidade", por meio de convênio firmado com a Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República. 

O evento está ocorrendo desde julho e encerra em dezembro, com participação de gestores públicos oriundos das Secretarias, Fundações, Autarquias e Sociedades de Economia Mista vinculadas à administração pública do Rio Grande do Sul além de convidados de órgãos municipais.

O objetivo do curso é a capacitação de Gestores Públicos Estaduais e Municipais em Acessibilidade, para que apropriados da legislação relativa às normas de acessibilidade universal, dos perfis da diversidade e da importância do ambiente social como facilitador da inclusão, possam ampliar a rede de acesso e cidadania, pensando numa sociedade para todos, promovendo os direitos das pessoas com deficiência como princípio ético e político de suas ações. 

O terceiro módulo, iniciado na segunda-feira (10/09) teve como tema principal "Conselhos de Direitos Formulação de Políticas Públicas". No primeiro dia, o painelista foi Carlos Ferrari, vice-presidente da Fenavape – Federação Nacional das Avapes, administrador de empresas, mestre em Administração de Empresas pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) e pós-graduado em Marketing pela Fundação Cásper Líbero. Deficiente visual de nascença ficou totalmente cego aos sete anos de idade. Atualmente, além de ser executivo da Instituição, é professor universitário nos institutos Ítalo-Brasileiro e Faculdade Interação Americana e foi ainda presidente do Conselho Nacional de Assistência Social - CNAS. Ferrari, a partir de suas experiências pessoais, trouxe elementos importantes na concepção do direito e do empoderamento da pessoa com deficiência. 

Já na terça-feira (11/09), o presidente do Coepede Roberto Oliveira coordenou os trabalhos com seu vice-presidente, Jorge Amaro. Oliveira apresentou o conselho, suas funções, tarefas e forma de trabalho, abordando ainda aspectos do fundo estadual. "Os conselhos precisam ser agentes do protagonismo. Hoje no estado são apenas 50 conselhos e precisamos avançar neste processo". Participaram também o conselheiro Roger Prestes, da Federação Nacional de Educação e Integração do Surdo (Feneis) e membros dos conselhos municipais de Palmares do Sul, Canoas, São Leopoldo e Caxias do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário