quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Semana Estadual da Pessoa com Deficiência


Este ano, a semana estadual da pessoa com deficiência foi um espaço intenso de debates, articulações e lançamento de propostas para avanço das políticas de inclusão e acessibilidade no Rio Grande do Sul.

O lema - UNIDOS PELA INCLUSÃO foi o tema utilizado pelo município de Porto Alegre, Assembléia Legislativa e Estado do Rio Grande do Sul. A proposta foi justamente unir forças e convergir energias em ações articuladas e complementares, para que a semana tivesse a marca de toda sociedade gaúcha.

As ações que ocorreram em todo estado simbolizam que a ACESSIBILIDADE AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA ganha força como um grande movimento da atualidade.

Ações de destaque lançadas pela FADERS/SJDH e com parceria do COEPEDE:

(LOGOTIPO DA CAMPANHA, COM LOGOTIPOS DOS PARCEIROS, COEPEDE, CONADE, FADERS, SJDH e SDH)

CAMPANHA GAÚCHA DE ACESSIBILIDADE:
Regionalização da Campanha Nacional de Acessibilidade do CONADE e SDH. O RS será o primeiro estado do país a promover a descentralização da campanha com o lema: Acessibilidade: siga essa idéia tchê. A campanha será direcionada a mais de 1,5 milhão de gaúchos e gaúchas que possuem algum tipo de deficiência.

CETILIBRAS:
Central de Tradutores e Interpretes de Libras será um espaço que concentrará tradutores e intérpretes de Libras para dar conta da demanda crescente no RS da comunidade surda. A Central irá garantir, através de contratação de profissionais habilitados, interpretes em todos eventos promovidos pelo Governo do Estado e ainda suprir demanda de demais poderes. Esta medida facilitará a vida de quase 400 mil pessoas que tem deficiência auditiva no RS.

COMITÊ GESTOR:
O Comitê Gestor Estadual de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência será o espaço de articulação do Governo de forma transversal para analisar e pensar as estratégias de aplicabilidade da Convenção da ONU sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência no âmbito do RS. Envolverá 11 Secretarias de Estado, COEPEDE, SRT, FAMURS e MP-RS.

PROGRAMA DE ACESSIBILIDADE COMUNICACIONAL:
Compra e edição de material bibliográfico disponibilizados em formato acessível, facilitando a vida de mais de 800 mil gaúchos e gaúchas que têm deficiência visual ou dificuldade de enxergar.

PARCEIROS EXECUTORES:

Coordenação:FADERS / Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos – Governo do Estado RS

Parceiros Executores:
Assembleia Legislativa do RS, Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência - CONADE, Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência do RS.

APAE – Porto Alegre, ASSANDEF – Associação Santanense de Pessoas com Deficiência, ASSPDF – Associação de Pessoas com Deficiência de Dom Pedrito, Associação ASADEF - São Borja/RS, Instituto AME, Faccat – Faculdades de Taquara

SRTE – Superintendência Regional de Trabalho e Emprego, IPE – Instituto de Previdência do Estado do RS, Correios do RS, Fundação de Proteção Especial do RS - FPE, Sindicato Semapi

Secretaria Estadual de Políticas para Mulheres, Secretaria Especial de Acessibilidade e Inclusão Social de Porto Alegre, Secretaria Municipal de Trabalho e Economia Social de Sapucaia do Sul

Prefeitura Municipal de Progresso, Secretaria Municipal de Educação de Parobé, Secretaria Municipal da Cultura e Esporte de Viamão, Diretoria de Políticas para Pessoas com Deficiência de São Leopoldo, Assessoria de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência, Câmara Municipal de Vereadores de Novo Hamburgo, Gabinete Deputada Mirian Marroni

Conselhos Muinicipais de:
Porto Alegre - COMDEPA, Bento Gonçalves – COMUDEF, Canoas - COMDIP, Progresso – CMPD, Santana do Livramento - COMDEF, Dom Pedrito - CMPPD, São Leopoldo – COMUDEPE, São Borja - CMPD

Nenhum comentário:

Postar um comentário