domingo, 29 de janeiro de 2012

COEPEDE participa do Fórum Social Temático

O Fórum Social Temático (FST) se inscreve no processo do Fórum Social Mundial e foi uma etapa preparatória a Cúpula dos Povos na Rio+20. O evento aconteceu do dia 24 a 29 de janeiro de 2012, sendo sediado em Porto Alegre e cidades da região Metropolitana – Gravataí, Canoas, São Leopoldo, e Novo Hamburgo.

Como um espaço aberto e plural, a programação do Fórum será fundamentalmente constituída por atividades propostas e geridas por movimentos, coletivos e organizações da sociedade civil, relacionadas ao tema “Crise Capitalista, Justiça Social e Ambiental”. Além disso, o Fórum acolheu também o encontro de redes internacionais, articuladas em torno de Grupos Temáticos de reflexão sobre assuntos pertinentes ao Fórum. 

O Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COEPEDE) em parceria com o Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONADE) tiveram participação ativa em diferentes momentos do FST.

Passeata de Abertura (24/01)

O presidente do COEPEDE Roberto Oliveira e seu vice, Jorge Amaro, com representantes de entidades da sociedade civil, conselhos, membros da FADERS, SJDH e do CONADE, participaram da Marcha de Abertura do FST, levando as ruas a Campanha Nacional de Acessibilidade, com a versão gaúcha.
Foto 01: Presidentes do Coepede e Comdepa e parceiros devidamente fardados com a camiseta da Campanha Nacional de Acessibilidade, na cor laranja.

Oficina de Saúde (25/01)

O presidente do COEPEDE participou da Oficina de Acolhimento as Pessoas Cegas e com Deficiência Visual em instituições de Saúde. A atividade foi organizada pela Comissão especial de Política de Promoção da Acessibilidade e da Mobilidade do Grupo Hospitalar Conceição.

Viver sem Limite, Controle Social e Acessibilidade (26/01)

Entidades da sociedade civil, conselhos de direito e poder público debaterão uma série de questões referente a temática das pessoas com deficiência e acessibilidade. Pela manhã, o foco das atividades foi o Plano Viver sem Limite, com participação de representantes da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNPD). O Plano possui quatro eixos de atuação: acesso à educação, atenção à saúde, inclusão social e acessibilidade. E envolve ações de 15 órgãos federais, estados e municípios.

À tarde ocorreram painéis sobre acessibilidade, mobilidade e controle social. O Instituto Urbis, com parceiros locais na área do transporte, esteve debatendo a mobilidade urbana e o acesso ao transporte. O Fórum é um espaço que possibilita o diálogo e a participação na construção de sociedades democráticas, sendo este um dos grandes desafios dos debates e interlocuções propostos pelos presidentes do CONADE, Moises Bauer e do Conselho Nacional da Assistência Social (CNAS), Carlos Ferrari em conjunto com mediação de Roberto Oliveira.
 Foto 02: Parceiros do evento no Palácio da Justiça.

Sustentabilidade e Acessibilidade (27/01)

Tendo como palco o Jardim Botânico, foram estabelecidos debates sobre acessibilidade e sustentabilidade, com presenças da Universidade Federal de Santa Maria, Faculdade Cenecista de Osório, Rede Sulbrasileira de Educação Ambiental, Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, FADERS e COEPEDE. 
Foto 03: participantes da Oficina, tendo ao fundo, painel com arte sobre educação ambiental produzido por escolas públicas do Rio Grande do Sul.

Um comentário:

  1. Muito bom meu amigo Jorge, gostei do resumo e das fotos que publicaste, se tiveres mais matérias sobre atividades que o COEPEDE, participou tanto do FST e tc. me envie p/publicarmos. abraços.

    ResponderExcluir