quarta-feira, 27 de março de 2013

Coepede elege nova diretoria


Descrição da imagem: plenária do Coepede
Foto e Texto: Assessoria de comunicação SJDH

O Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Coepede) elegeu nesta terça-feira (26) os novos presidente e vice-presidente. Em eleição de chapa única, os 16 votantes disseram sim a candidatura de Moisés Bauer para a presidência e de Roger Prestes para a vice-presidência.
Bauer, que até o ano passado era presidente do Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência, disse que espera uma gestão de construção junto à sociedade civil e ao poder público. “Sentimos uma disposição das pessoas em construírem políticas públicas para pessoas com deficiência no Estado e a Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos (SJDH) demonstra essa vontade de estar conosco”, disse ele.
Para Roberto Oliveira, que entregou o cargo de presidente, fica a sensação de diversas conquistas, mas também a de que ainda há muito a se fazer. “A luta das pessoas com deficiência é de 2 mil anos, antes de Cristo já havia pessoas com deficiência. Mudar a mentalidade das pessoas não é fácil. O nosso papel é fazer valer as leis e conscientizar as pessoas com deficiência a buscarem seus direitos. O mais difícil ainda é conscientizar as pessoas”, avaliou Oliveira.
A diretora do Departamento de Direitos Humanos da SJDH, Tâmara Biolo Soares, representou a pasta na plenária e apresentou as ações da secretaria para as pessoas com deficiência. Entre elas, o esforço pela regulamentação da lei que institui o Fundo Estadual das Pessoas com Deficiência e a captação de recursos para o fundo.
Tâmara também apresentou o novo assessor especial que irá tratar das questões das pessoas com deficiência na SJDH, Adilson Corlassoli. Ele será responsável pelo diálogo da SJDH com a Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades no RS (Faders) e com o Coepede. A diretora ressaltou, ainda, a importância da pluralidade no Coepede. “O Moisés (presidente) é ex-presidente do Conselho Nacional e traz toda sua caminhada agora para o Coepede e representa a comunidade cega. O Roger (vice-presidente) representa a comunidade surda. Isso mostra o quanto esse conselho é representativo, fortalecido e efetivo”, afirmou Tâmara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário