segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Legislação em Braille na Feira do Livro



Foto 01: Representante do Senado e das entidades do Estado

Na tarde desta segunda-feira (29/10), a Editora do Senado Federal, em parceria com a Câmara dos Deputados entregaram importantes documentos legais em Braille para entidades gaúchas. 

Conforme Florian Madruga, Diretor Executivo da Secretaria Especial de Editoração e Publicações do Senado Federal, “é uma forma de contribuirmos para o acesso a comunicação e a inclusão social”.

Estavam presentes no ato, representantes do Coepede, Faders, Projeto Rumo Norte, Acelb e Acergs. Para o presidente do Coepede, Roberto Oliveira, que também representou o Projeto Rumo Norte, “iniciativas como estas fortalecem o protagonismo e combatem a invisibilidade provocada pela falta de acessibilidade” Também prestigiaram o evento membros das Escolas de Contas do RS e AM. Para Josetito Lindoso da ECP-AM "estas pessoas quando tem acesso a literatura nos ensinam muito".

Publicações Entregues as entidades:
- Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa
- Estatuto da Igualdade Racial
- O Senado Federal
- Conselho aos Governantes
- Código do Consumidor
- Lei de Diretrizes e Bases da Educação
- Calendário
- Pessoa com Deficiência Visual – Guia Legal
- Convenção da ONU

Foto 02: Representante do Rumo Norte recebendo o material

O Dia Nacional do Livro

Instituído pela Lei nº 5.191, de 13 de dezembro de 1966, o dia 29 de outubro foi escolhido para ser o Dia Nacional do Livro por ser a data oficial da fundação da Biblioteca Nacional. Inicialmente chamada Real Biblioteca no Brasil, ela começou com um acervo de 60 mil peças, entre livros, manuscritos, mapas, moedas, medalhas, etc. trazidos de Portugal com a vinda da família real portuguesa para o Rio de Janeiro em 1808. A Biblioteca Nacional é a maior biblioteca da América Latina, sendo considerada pela Unesco uma das dez maiores bibliotecas nacionais do mundo.

Um comentário:

  1. É muito importante que se mantenha material acessível a todos, pensar a forma de adequação a cada um. Todos querem e precisam ter acesso as leis, não somente quem enxerga.
    Obrigado por participarem deste processo.
    Vemos com as Mãos

    ResponderExcluir