sábado, 15 de junho de 2013

Vice presidente participa de Fórum

112º Fórum da Pessoa com Deficiência, em Santa Bárbara, onde a história está sendo feita com respeito aos direitos de todos, indistintamente!!!!





Mais de 380 pessoas, 23 prefeituras do Alto Jacuí e nove adesões ao Plano Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Este foi o resultado do 112º Fórum Permanente da Política Pública Estadual para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades realizado pela Faders nesta quarta-feira, dia 12, na Casa da Cultura Escritor Lauro Prestes Filho, em Santa Bárbara do Sul. Santo Augusto, Bela Vista do Cadeado, Salto do Jacuí, Vitória das Missões, XV de Novembro, Santo Antônio do Planalto, Aldeia Marinho, Condor e Ijuí são os municípios que assinaram o RS sem Limite.


 Gestores públicos, entre eles 12 prefeitos, autoridades municipais e estaduais, conselhos, representantes de movimentos sociais, professores, estudantes e profissionais ligados à área participaram de debates e apresentações em prol da acessibilidade e garantia dos direitos das pessoas com deficiência. O RS sem Limite prevê o acesso à educação e saúde, através da integração e articulação de políticas e programas de inclusão social.

 A diretora-presidenta da Faders, Marli Conzatti, abriu o evento saudando o grande número de pessoas que acolheram o convite para o encontro, numa demonstração de que o olhar para a acessibilidade está sendo mais abrangente. “Este Fórum abre um leque maior de possibilidades da construção de uma sociedade mais justa, mas inclusiva”, destacou Marli, evidenciando que o momento passa por uma fase avançada de mudanças. “Isso está sendo constatado em todo o país, através do Plano Nacional Viver sem Limite e, no Rio Grande do Sul, por meio do RS sem Limite, numa articulação com várias secretarias de Estado e dos Conselhos da Pessoa com Deficiência”, sinalizou.

 Marli salientou também a importância do BPC Escola e o valor das adesões dos municípios a essa política do governo federal. “O programa é de vital importância para que os prefeitos vejam a sua cidade na sua integralidade, façam a sua busca e conheçam, em profundidade, as necessidades especiais de seus habitantes, para, assim, desenvolver políticas precisas que incidam exatamente no contexto dos seus municípios”, reforçou.

 O prefeito de Santa Bárbara do Sul, Luiz Artur dos Santos Rosa, falou sobre a relevância da mobilização em prol do encontro: “Muitas pessoas das mais diversas entidades públicas e da sociedade civil se debruçaram para a efetiva realização desse Fórum”. O prefeito destacou a presença da Faders. “A Fundação da a direção da caminhada à acessibilidade, traz informações atualizadas sobre os esforços do governo e da sociedade na implementação e aplicação das políticas públicas no Rio Grande do Sul”, considerou.

 O assessor da Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos (SJDH) do Estado, Adilson Corlassoli, ressaltou o Viver sem Limite e o RS sem Limite. “Os planos trazem novas ideias, que não a de tutela, com uma política pública para todos em todas as áreas. O BPC Escola carrega consigo uma mudança expressiva, pois se sabe através dele o que o município necessita, levando em consideração o número e tipos de deficiência”, relacionou Corlassoli.

 O Fórum, entre outras atividades, teve uma mesa de políticas setoriais, com relatos de trabalhos e propostas apresentados por secretarias municipais e estaduais. Ao final da reunião, que lotou o espaço cultural, foi feita a leitura da Carta de Santa Bárbara do Sul, com o comprometimento dos municípios da região por ações que asseguram a autonomia das pessoas com deficiência.

Fonte: Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário